História


Jorge  Augusto Dias da Costa Abreu é natural de Júlio de Castilhos, é Médico Veterinário formado pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e músico; hoje residente na cidade de Porto Alegre. Descendente de músicos, seus avós maternos e paternos eram músicos, seu pai canta e toca violão até hoje, tem a música no sangue.

Sua trajetória musical  iniciou-se aos oito anos de idade, influenciado pela avó Drª Sônia Abreu (in memorian), integrou o coral municipal de Júlio de Castilhos “Vozes da Terra”, onde foi integrante durante 6 anos, juntamente com o coral aos 12 anos de idade ganhou de presente também de sua avó uma gaitinha de botão 8 baixos, aonde aí começava a história de acordeonista e uma carreira brilhante de instrumentista e cantor.

Participou de rodeios e festas artísticas no estado como instrumentista e cantor ganhando alguns deles, foi integrante do grupo “Os Castilhenses” por alguns meses até que em 2005 fundou junto com amigos o grupo “Tocada do Sorro”, um grupo que animava festas na região, com um repertório que mesclava músicas sertanejas de raiz, sertanejos universitário, com música regional gaúcha, na época se apresentando em palcos de toda a região central do estado; até que por meados de 2010 Jorge deixa o grupo e passa a dedicar-se à carreira solo, e então surge a idéia de um trabalho autoral que vem mostrar o amadurecimento musical de um artista completo, e então como respeito e reconhecimento à sua história e descendentes Jorge começa a dedicar-se somente a música regional gaúcha.

Em março de 2011, começa uma amizade e parceria junto com o também Castilhense erradicado em Santa Maria, Felipe Alvares e começam a gravar e produzir o álbum “Canto dos Galpões” um trabalho concreto e enraizado em valores culturais muito fortes, com canções próprias e de amigos músicos e poetas, surge um trabalho simples, mas de qualidade musical ímpar, com a participação e credibilidade de ícones da música gaúcha como Miguel Marques, Maikell Paiva, Edilberto Bérgamo, Elias Rezende, Marcelinho Nunes e Ita Cunha.

Com cerca de um ano e um mês de trabalho, lança o seu primeiro álbum “Canto dos Galpões” pela Studio Master, com produção gráfica e acessória de Gadea Produções. Enfim, um trabalho enraizado na música regional gaúcha e que respeita a história desse povo.

“Canto dos Galpões, um canto forte, um canto verdadeiro....”

Nenhum comentário:

Postar um comentário